terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

TRANSFORMAÇÃO E RENOVAÇÃO

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
Rm 12:2

Recentemente, um professor sênior do departamento de sociologia da Universidade do Estado de São Paulo - USP fez uma análise sobre o comportamento dos evangélicos do Brasil e afirma: “O avanço acelerado das igrejas evangélicas anuncia para breve um Brasil de maioria religiosa evangélica. Se isso vier a acontecer, o país se tornará também culturalmente evangélico?


Traços católicos e afro-brasileiros serão apagados, assim como festas profanas malvistas pela nova religião predominante? Deixarão de existir o carnaval, as festas juninas, o famoso São João do Nordeste? Rios, serras, cidades, ruas, escolas, hospitais, indústrias, lojas terão seus nomes católicos trocados? A cidade de São Paulo voltará a se chamar Piratininga? E mais, mudarão os valores que orientam a vida por aqui? Provavelmente não, porque a religião mudaria antes. Ela se reconfigura em resposta a demandas sociais.... Deixa de ser radical e sectária, ajusta-se. Vê-se isso na história recente das próprias religiões evangélicas”.

Esta análise demonstra que já são visíveis os sinais de uma igreja que vai se ajustando aos modelos do mundo pelas enormes pressões que vem sofrendo de todos os segmentos, tais como: a economia, a política, a cultura, as artes, dentre outros. Porém, a Palavra de Deus é enfática ao expressar que o cristão não deve assumir os comportamentos do mundo, apesar da permanente influência da cultura mundana sobre as nossas vidas.

Como agir, então? Ao considerar que o pecado é um fenômeno social que atinge a todos. Só há uma maneira de resistir: é sermos cheios do Espírito Santo em todo o tempo para manifestar os padrões estabelecidos por Deus em todas as formas do nosso viver.

Pr. Luiz Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário